"Un gran proyecto"

Em 1987 , apresentei um projecto de 1ª instalação, que se caracterizava por aumentar o efectivo de 36 para 60 vacas leiteiras, aquisição de uma ordenha móvel de 4 unidades, 1 tractor e mais algumas alfaias. Nessa altura produzia 300 000 litros (5000litros vaca/ano), e alimentação era quase integralmente o pastoreio. Com o decorrer dos anos fui comprando terras, trespasses de terra, quota leiteira e vacas, e montei uma ordenha fixa Espinha de Peixe que foi aumentada de 2x6 para 2x8 e 2x11. Em 2012 vamos produzir aproximadamente 3 000 000 litros (280 vacas x 9500 litros).

Estrela-Rego2.PNG

António Estrela Rego

Azores, Portugal

António Estrela Rego

TIPO DE RODEO

TAMAÑO DEL RODEO

560

Nossa história

Entretanto com a entrada da nova geração e a necessidade de nos tornarmos mais competitivos e melhorar a nossa qualidade de vida, tomamos a decisão de investir numa nova sala de ordenha. Iniciamos um projecto co-financiado pelo programa PRORURAL, e em 2012 instalamos uma Sala de Ordenha Rotativa HBR DeLabal com 30 pontos para ordenhar 250 animais em produção. Com Sistema de Alimentação RF400 com comedouros permite administrar concentrado de forma balanceada, ou seja, em função do nível de produção de cada vaca, o que nos veio trazer grande economia no uso destes alimentos que estão a preços muito elevados. Com Sistema de Gestão AW, devo realçar que nos permite fazer uma gestão rápida, rigorosa e atempada do nosso efectivo e consequentemente um acréscimo dos resultados financeiros da exploração. Tem também medidores de actividade, que nos está a melhorar a eficiência reprodutiva.

A Cancela Separadora DSG2 trouxe-nos uma grande melhoria de eficiência do trabalho, separando as vacas após a ordenha, para diagnósticos, tratamentos ou inseminação artificial.

Optamos também pela implementação de um sistema de lavagem dos parques de espera e alimentação , Sisatema Flushing com onda de água, que para além de nos permitir uma óptima higienização, reduziu também muito o trabalho e o consumo de combustível.

Estrela-Rego8.PNG

Caracterização da exploração

  • Área: 190ha (100ha próprios e 90ha de arrendamento)
  • Produção Forrageira: 55ha de silagem de milho
  • 60ha de silagem de erva
  • 75ha de pastoreio

Regime Alimentar

Vitelas criadas em viteleiro até aos 4 meses

4-9 meses – pastoreio e 3Kg concentrado animal/dia

Restantes novilhas e vacas secas até 15 dias antes do parto, só pasto

Vacas em produção: concentrado na ordenha entre 2 e 10Kg vaca/dia, dependendo da produção; mistura de Unifeed com 5Kg de concentrado, 20Kg de silagem de milho e 10Kg de fenosilagem. O restante é pastoreio.

Maneio Alimentar

Pelas 5h30m deslocam-se da pastagem onde passaram a noite, para o parque de alimentação que é contíguo à ordenha. Das 6h00m às 8h30m realiza-se a ordenha e pelas 11h00m, as vacas voltam para a pastagem. Às 16h00m voltam novamente ao parque de alimentação começando a 2ª ordenha do dia pelas 16h30m.

Práticas na ordenha

  • eliminação dos primeiros jactos;
  • aplicação de pré-deeping sob a forma de espuma e limpeza com papel;
  • aplicação de pós-deeping.

Qualidade do leite

  • média diária: 30l/vaca/dia, com 3,9% de gordura e 3,3% de proteína
  • C.C.S.: 200 000/ml
  • bacteriologia: < 10 000 u.f.c/ml

In Service

Revisão anual da máquina de ordenha com substituição de camisas cada 5 meses.

Investimentos futuros

  • estrura para cobertura do parque de alimentação
  • estabulação com logetes e camas
  • aumento do efectivo e mais área para pastagens

"Un gran proyecto"

Nuestras soluciones

Conozca más sombre las soluciones que ofrece DeLaval y que ayudan todos los días a muchas familias.

Alimentación

DeLaval rotary feeder RF400

Lea más

Conozca más

Leer historias similares

Contacte su distribuidor DeLaval

Para consultas generales